A aplicação e as conquistas da TPA foram alguns dos assuntos levados ao público
A exposição teve como pauta principal a TPA – Taxa de Preservação Ambiental, em funcionamento desde 2015. Na ocasião, os representantes de Bombinhas falaram sobre ações realizadas no município e projetos futuros, além de expor ao público informações sobre a taxa, como o porquê da necessidade de implantação, de que forma foi colocada em prática e o que mudou no município depois da aplicação.
A taxa, que possui 100% dos recursos investidos em infraestrutura ambiental e ações para garantir a integridade dos recursos naturais, resultou em algumas conquistas. A limpeza das praias três vezes ao dia, a manutenção das trilhas, a identificação de áreas de preservação e a criação do Parque Natural da Costeira de Zimbros são exemplos das aplicações na cidade.
De acordo com Carlos, é muito importante a troca de experiência entre municípios que vivem do turismo. “Apesar de serem dois destinos totalmente diferentes, em que Bombinhas trabalha com turismo de massa e todos seus atrativos naturais são públicos, e Bonito trabalha com turismo de capacidade de carga muito restrito e todos seus atrativos estão nas mãos da iniciativa privada, a sustentabilidade foi o principal tema, e é algo que deve ser desenvolvido em ambos destinos”, diz.
![]() |
Carlos Cândido Silva, secretário de turismo. Divulgação Setur. |
Ao final, foram apresentados projetos futuros, como o Bombinhas Plástico Zero, a criação do Ecoponto para reciclagem e o saneamento de 96% do município para os próximos 4 anos.
Para o prefeito, levar Bombinhas como exemplo e referência em turismo e sustentabilidade para outros cantos do país mostra como ações realizadas nos últimos anos têm impactado de forma positiva o município. “Possibilitamos ao turista uma nova forma de ver a cidade, mudando a sua percepção sobre a natureza e proporcionando um turismo muito mais sustentável”, afirma.
O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Mato Grosso do Sul e contou com a participação de cerca de 70.000 pessoas nos quatro dias de programação.
Comentários
Postar um comentário