Pular para o conteúdo principal

BOMBINHAS SE PREPARA PARA RETOMADA DO TURISMO PÓS COVID-19

Perspectiva é de que no início do mês de setembro a cidade esteja com toda infraestrutura turística em operação


Mirante Eco 360º / Divulgação Setur Bombinhas.

Na última segunda-feira, 1º de junho, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, divulgou um novo decreto que dá início ao processo de regionalização das medidas de isolamento social, com decisão compartilhada do Governo do Estado com as prefeituras. Ou seja, a partir de agora, os municípios passam a tomar as decisões sobre a flexibilização das medidas.

Após a decisão, a Prefeitura de Bombinhas divulgou o decreto nº 2618, que estabelece novas medidas de enfrentamento a Covid-19. Entre as ações está o retorno da barreira sanitária, com aferição da temperatura, identificação e orientação sobre o uso de máscara e sobre o fechamento de trilhas, parques e praias, que, por enquanto, seguem liberadas apenas para a prática de esportes individuais e para a pesca artesanal da tainha. Além disso, a prefeitura fez a higienização de equipamentos e espaços públicos, como mirantes, praças e locais com grande circulação de pessoas.

Pensando nas estratégias para retomar as atividades turísticas, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas – Setur esteve em contato com empresários do trade turístico, com o Conselho Municipal de Turismo – Comtur e com associações ligadas ao setor. O objetivo é desenvolver um planejamento conjunto para a retomada do turismo na cidade a partir do mês de julho, de forma gradual e responsável, com a elaboração de protocolos de segurança sanitária para meios de hospedagem, imobiliárias, atrativos turísticos, gastronomia, agências de viagens/passeios, transportes turísticos e eventos.

Com o planejamento, a ideia é preparar a cidade e os prestadores de serviço para receberem os turistas com segurança e de acordo com as orientações das autoridades de saúde e do turismo. A perspectiva é de que no início do mês de setembro a cidade esteja com toda infraestrutura turística em operação. No entanto, durante o processo, serão avaliados os indicadores de saúde e segurança, bem como as novas orientações dos órgãos de saúde e de turismo, que podem provocar mudanças no plano e nas datas previstas.

Além das ações para o planejamento, a Setur tem focado na atualização do Guia de Serviços, do portal de turismo de Bombinhas, para incentivo dos negócios locais. Também solicitou a renovação da certificação do Programa Bandeira Azul para as praias de Quatro Ilhas e Mariscal, a certificação para mais uma praia, e a inscrição de uma quarta na fase piloto.

Bombinhas também tem atuado de forma regional, participando de reuniões com os secretários de turismo da região, técnicos e empresários, e com ações coordenadas através do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar e da Instância de Governança da região – Convemar. Dentre as medidas, estão a criação de uma central de informações sobre a Covid-19, incluindo manuais, capacitações, links úteis, notícias e estudos (disponível no site http://citmar.sc.gov.br), e o planejamento de ações de marketing e de um modelo de retomada para os equipamentos públicos e privados com base em indicadores de saúde e segurança.


Praia da Sepultura / Divulgação Setur Bombinhas.

Praia de Bombinhas / Divulgação Setur Bombinhas.

Pôr do sol no Canto Grande Mar de Dentro / Divulgação Setur Bombinhas.

Praia de Mariscal, certificada com o Bandeira Azul / Divulgação Setur Bombinhas.

Praia de Quatro Ilhas, certificada com o Bandeira Azul / Divulgação Setur Bombinhas.

Comentários