Pular para o conteúdo principal

EM AGOSTO VIVA O FOLCLORE E CONHEÇA A CULTURA DE BOMBINHAS

Mês com programação especial para celebrar a cultura popular


No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore. O folclore é o conjunto de conhecimentos e tradições de um povo, que são passados de geração em geração. Em Bombinhas, o folclore está presente nos costumes, crenças, contos, mitos, músicas, danças e festas populares. Por isso, em agosto, fique por dentro da programação especial para comemorar o mês do folclore em Bombinhas.

Artesanato local: bilro e crivo

A renda de bilro e o bordado em crivo são artesanatos muito expressivos do litoral catarinense e chegaram com os imigrantes portugueses. O bilro é uma espécie de madeira que entrelaça os fios de tecido pelas ágeis e habilidosas mãos das rendeiras. Já o bordado em crivo consiste na arte de desfiar e desenhar sobre um tecido, utilizando agulhas e linhas. As oficinas do projeto “Vô Sabe, Vô Ensina” trabalham a identidade local e repassam o saber tradicional destas artes para novas rendeiras.

Além disso, outras artes manuais com tecidos e fios, como o crochê, o tricô e o macramê, são trabalhadas no “Encontro de Manualidades”, que reúne os artesãos para a produção de peças e troca de experiências e saberes.

Durante o mês de agosto, as oficinas e os encontros de artesanato acontecerão no Espaço Cultural Engenho do Miminho, localizado no final da Rua Hiena – José Amândio, e serão abertos à visitação. Você pode aproveitar a oportunidade para acompanhar a produção e adquirir produtos artesanais:

Terças-feiras, das 14h às 17: Encontro de Manualidades
Quartas-feiras, das 13h30 às 17h: Oficinas de bordado em crivo
Quintas-feiras, das 15h às 17h: Oficinas de rendas de bilro

Nos finais de semana, os grupos farão intervenção e comercialização dos produtos em pontos turísticos e feiras de artesanato da cidade. Confira a programação:

Dia 08/08, das 11h às 18h – Balaio Cultural Feira de Artes e Artesanato (Rua Parati – Centro)
Dia 14 e 28/08, das 09h às 11h e das 15h às 17h – Pórtico de Entrada do Morro do Macaco (Rua Jequitibá – Canto Grande Mar de Dentro)
Dia 21/08, das 13h às 18h – Calçadão de Bombas, no acesso à Passarela do Ribeiro (Rua Uirapuru – Bombas)

Renda de Bilro. Crédito Setur Bombinhas.

Consertada

A consertada é uma bebida típica cultural do município de Bombinhas (instituída pela lei nº 1.318/2013). É um licor feito à base de café, açúcar, cravo, canela, cachaça, gengibre e erva-doce. A origem de seu nome está na sua história: o café passado que sobrava do consumo da família era ‘consertado’ com o acréscimo de cachaça e especiarias e servido para amigos e visitantes em comemorações e datas festivas.

Em Bombinhas você pode degustar e adquirir a consertada em estabelecimentos comerciais e espaços culturais:


Ou ainda, pode encomendar diretamente com as matriarcas e mestres da cultura tradicional da cidade. Para saber mais, entre em contato com a Fundação Municipal de Cultura pelo telefone/WhatsApp (47) 3264-7478.

Consertada. Crédito Márcia Cristina Ferreira.

Engenhos de farinha

A produção artesanal da farinha de mandioca é feita desde a época dos índios que viviam na região, passando pela adaptação dos colonizadores açorianos. Além de ser fonte de alimento, a prática sobrevive até hoje e possibilita a troca de vivências e experiências.

Em Bombinhas há sete engenhos de famílias tradicionais que produzem farinha nos meses de maio a agosto, período de colheita da mandioca. Além destes, dois engenhos funcionam como museus e são abertos à visitação: o Museu Comunitário Engenho do Sertão e o Espaço Cultural Engenho do Miminho.

Museu Comunitário Engenho do Sertão

O Engenho do Sertão é um espaço para conhecer a história e a cultura de Bombinhas. Em agosto, o Museu Comunitário Engenho do Sertão reabriu as portas para a visitação pública mediante agendamento. O ingresso é R$ 20,00 por pessoa, com visita guiada e degustação de café com beijú, além da bebida típica consertada. Interessados podem agendar a visita através do WhatsApp (47) 99923-0835 ou do Instagram https://www.instagram.com/engenhodosertao/.

Engenho do Sertão. Crédito Setur Bombinhas.

Espaço Cultural Engenho do Miminho

É um antigo engenho de fabricação artesanal da farinha de mandioca, que tem mais de 200 anos de história. Ali os visitantes podem conhecer a história do Miminho e sua família e um pouco mais da vida da comunidade tradicional. Você pode conhecer nas datas dos encontros de artesanato divulgadas anteriormente ou agendar direto com Fundação de Cultura.

Engenho do Miminho. Crédito Joana Tridapalli.

Cruz da Praia de Fora

Contam os pescadores nativos que uma cruz de madeira apareceu na Praia de Quatro Ilhas, também conhecida como Praia de Fora, há quase 200 anos. Com este aparecimento, depois de muito tempo sem uma boa safra de pesca, aconteceu um grande lanço que cercou muitos peixes. Daí por diante, todos os anos os pescadores e a comunidade mantém uma cruz erguida nas dunas da praia.

Para conhecer a Cruz da Praia de Fora, o acesso pode ser feito pela Rua Ilha das Galés, próximo à Praça Mirante das Ilhas.

Cruz da Praia de Fora. Crédito Setur Bombinhas.

Pirão Cultural: mês do folclore

No dia 18/08, às 19h, acontece o Pirão Cultural com o tema “Cultura popular e manifestações folclóricas de Bombinhas”. O evento será transmitido ao vivo pela página do Facebook e canal do YouTube da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas. O evento apresentará uma conversa com convidados, além de receitas tradicionais.

Folguedo do Boi de mamão

O folguedo do Boi de mamão é uma das principais manifestações da cultura popular de Santa Catarina. Através de brincadeiras, danças e encenações, a história gira em torno da morte e ressurreição do boi. Durante a apresentação, outros personagens, como o cavalinho, a cabrinha, a Maricota e a Bernunça vão sendo chamados pelos cantadores por meio de versos de improviso. É um auto popular que encanta crianças e adultos, ao envolver a comunidade na folia.

Em Bombinhas, no mês de março, acontece o Encontro de Boi de mamão, momento em que os visitantes podem assistir às apresentações dos grupos locais e da região. Clique aqui para conferir como foi o 2º Encontro de Boi de mamão e programe-se para a próxima edição.

Bernunça, personagem do Boi de mamão. Crédito FMC.

Comentários

  1. Quê maravilha muitos eventos que beneficiarão todos nós, a vida voltando a normalidade, prestigiando a nossa Bombinhas e o povo se reunindo, muito obrigada a todos quê estão se movimentando para quê os projectos saiam do papel e se torne realidade de uma cultura tão maravilhosa 👏👏👏👏🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito felizes com esse feedback! Que possamos cada vez mais oportunizar esses eventos, com programações para nos reunir e celebrar a cultura popular!

      Excluir
  2. Que legal. Bombinhas, sua gente, sua cultura, suas tradições e crenças sendo valorizados, contribuindo para sua perenidade e mostrando ao morador e visitantes quão bela é a nossa tradição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Temos muito que nos orgulhar da nossa gente! A história e a cultura de Bombinhas não podem ficar de fora do roteiro ;)

      Excluir

Postar um comentário