Pular para o conteúdo principal

PROCON BOMBINHAS ALERTA SOBRE GOLPES DO PIX

Consumidor pode tomar alguns cuidados para evitar cair em fraudes



Com as facilidades do PIX, forma de pagamento instantâneo, também surgem novos crimes que utilizam a ferramenta para aplicar golpes. Nos últimos meses, criminosos têm enviado links falsos, através de uma falsa central de atendimento dos bancos por SMS ou e-mail, solicitando informações sigilosas e de dados bancários.

Outro golpe é que, em vez de clonar o WhatsApp, golpistas recorrem à criação de um perfil falso da vítima. Eles se passam pela pessoa ao criar uma conta no WhatsApp com seu nome e foto, e passam a pedir dinheiro para amigos e familiares, alegando que se trata de um novo número.

Há ainda o golpe do PIX em dobro, em que os criminosos criam mensagens informando que ocorreu uma falha no sistema nas instituições financeiras e que seria possível realizar transferências com o PIX e ganhar em dobro na sua própria conta.

O Procon Bombinhas alerta sobre alguns cuidados para não cair nesses tipos de golpes. Primeiro, é preciso desconfiar de qualquer mensagem que prometa dinheiro fácil. Caso receba, analise as informações e verifique se há erros na escrita e se o conteúdo foi feito de forma profissional. A orientação é não responder este tipo de mensagem. Além disso, desconfie de qualquer pedido de PIX que chega via WhatsApp, mesmo que eles venham de pessoas conhecidas.

A diretora do Procon, Maria Cristina da Silva, recomenda sempre entrar em contato com o gerente ou a central de relacionamento do seu banco utilizando o número que está no site oficial, nunca o número que receber por meio de mensagens no WhatsApp.

Caso caia em algum desses golpes, a orientação é realizar um boletim de ocorrência. Se o seu celular for furtado ou roubado, entre em contato com a operadora para bloquear também a linha telefônica e notifique o banco para bloquear o aplicativo e a senha de acesso.

Comentários