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SEMANA DE TURISMO DISCUTE FORTALECIMENTO DO DESTINO



Poder público e trade apontaram sugestões e possíveis melhorias em diversos setores





Durante os dias 23 a 26 de abril Bombinhas se concentrou em buscar soluções para fortalecer o turismo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo – Comtur e o Sebrae Santa Catarina realizou a Semana Municipal de Turismo. O objetivo é reunir membros da comunidade, sociedade civil organizada, trade e poder público para propor ações conjuntas que possam melhorar a infraestrutura da cidade e as ações voltadas ao turismo. Mais de 100 pessoas participaram dos debates.

A Semana começou com a apresentação do balanço da temporada 2018-2019. Participaram Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Celesc, Águas de Bombinhas, e as concessionários responsáveis pela limpeza urbana e coleta de lixo, Say Muller e Engemar. Além disso, foram apresentados os dados referentes aos serviços prestados pela Prefeitura nas áreas de saneamento, Taxa de Preservação Ambiental – TPA, meio ambiente, saúde, ouvidoria, fiscalização, eventos e turismo. A Setur apresentou alguns dos dados da Pesquisa de Demanda Turística.

Na quarta e quinta-feira aconteceram os seminários. Divididos por temas, TPA, saneamento, mobilidade e infraestrutura urbana, desenvolvimento e cenário econômico e marketing de destino e comunicação. Nesta etapa, com a moderação de um consultor do Sebrae, houve a contextualização das temáticas, o levantamento das problemáticas, debate e proposição de soluções. Após as discussões em grupos, as propostas foram apresentadas para todos os participantes. O seminário de cenário econômico contou com a participação de Laís Grecco, gerente do Sicredi e especialista em economia. Já o debate sobre comunicação teve a contribuição da coordenadora de marketing do Fazzenda Park Hotel, de Gaspar, Mayara Testoni e da consultoria em turismo do Sebrae, Luciana Thomé.

No último dia, sexta-feira, cinco casos de sucesso em diversos setores do turismo, com experiências inspiradoras de empresários e outros destinos turísticos foram apresentadas. Bonito/MS foi exemplo de integração do trabalho do poder público e privado na gestão turística através da participação do empresário Claytin Castilho, presidente do Fórum de Turismo de Bonito Serra da Bodoquena. O associativismo responsável pela maior festa de Páscoa do Brasil, a Osterfest de Pomerode, foi apresentado pelo presidente da Associação Visite Pomerode – AVIP, Ivan Blumenschein. Exemplos de destinos como Gramado, Tiradentes e Pomerode foram apresentados pela consultora de turismo, Luciana Thomé. Dois cases locais também estiveram na programação: o primeiro restaurante lixo zero da Costa Esmeralda, O Alquimista Burger com o sócio Diego Eldo dos Santos; e a Pousada dos Ingleses, que minimizou a crise com a melhoria contínua do empreendimento, apontada pelo sócio David Swan.

Para finalizar, foram apresentadas todas as propostas levantadas durante todo o evento e discutido o que a iniciativa privada pode fazer para auxiliar nos quesitos marketing de destino e desenvolvimento econômico. Todas as sugestões e propostas devem compor um termo de compromisso, um pacto para o turismo de Bombinhas. A compilação das mesmas será feita pelo Sebrae e pela Secretaria de Turismo e disponibilizada para toda a comunidade. Uma das primeiras ações conjuntas definidas durante a semana é a criação de grupo de empresários dispostos a contratar profissionais capacitadas para elaborar um Plano de Marketing de Destino e uma marca turística para Bombinhas.


Balanço da Temporada

Entre os assuntos do balanço, destacou-se a diminuição de 20% no fluxo de turistas com relação à temporada anterior, bem como no tempo de permanência/estadia, que era de 11 dias e passou para 9.  A pesquisa também apontou um aumento na hospedagem em pousadas e redução de estadia em casa de amigos e parentes, além do grande volume de aluguéis de verão (54,79%). O gasto médio por grupo também diminui em cerca de R$228 da temporada anterior para esta. A Pesquisa de Demanda Turística foi aplicada de 23 de Dezembro de 2018 a 20 de Março de 2019 com 459 entrevistados. Os resultados completos estão à disposição para download no link https://drive.google.com/open?id=1ZvzujBrI-skvKR39URM3Q0F205UQBFX6.

A pesquisa também aponta que mais de 72% dos turistas aprovam a cobrança da TPA. Sobre a Taxa, o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller apresentou os números e as informações detalhadas sobre os investimentos. Foi apontada que mais da metade das tarifas geradas ainda não foram pagas. Além de apresentar os números de aplicação dos recursos, como limpeza de praias, manutenção de trilhas, entre outros, também foi informado a diminuição de 22% no repasse à concessionária TD e a estrutura administrativa e de sistema.

A Celesc também apresentou os dados informando que a maior parte dos casos de falta de energia durante a temporada foi ocasionada por sobrecarga no sistema. Segundo o gerente regional, Pedro Paulo Molleri, em Bombinhas houve um aumento de 26% no consumo de energia. A Águas de Bombinhas também apresentou os dados dos rompimentos de rede que ocasionaram falta de abastecimento pontuais em alguns dias, principalmente entre 3 e 5 de Janeiro. Segundo dados da empresa, foi registrada uma redução de 80% nas ocorrências de falta de água com relação ao ano anterior.

Corpo de Bombeiros apresentou dados sobre orientações, arrastamentos, óbitos e outras ações da corporação, entre elas o Projeto Golfinho, que formou 90 crianças na cidade e os 30 atendimentos com a cadeira anfíbia, adquirida pela Setur e, por meio de parceria, operada pelos Guarda Vidas. A Polícia Civil apontou que furtos à residências ainda representam o maior número de ocorrências, porém houve diminuição em casos de roubo.

A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB  apresentou a parceria com o Instituto Anjos do Mar, através de convênio com recursos da TPA, para realizar a fiscalização e monitoramento de áreas marinhas e promover a preservação da vida de animais como tartarugas, além de capacitações e projeto de educação ambiental. Também apresentou que foram atendidas 72 denúncias e promovidos 18 resgates de animais. A FAMAB ainda apontou as ações de educação ambiental, do Bandeira Azul, do Programa de Voluntariado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, entre outros.

A Operação Língua Negra lacrou mais de 80 saídas de esgoto clandestinas e irregulares, além de intimar, notificar, multar e interditar infratores. A Saúde promoveu mais de 18 mil atendimentos de urgência e emergência. Já a fiscalização de praia efetuou mais de 290 termos de apreensão, 63 intimações e 12 termos circunstanciados. Todas as apresentações estão à disposição para download no link https://drive.google.com/open?id=10cJfu1otxqiGjjOD_51JU4Ew6nSvcPOp.

A Semana Municipal de Turismo de Bombinhas foi realizada pela Prefeitura, por meio da Setur, em parceria com o Comtur e Sebrae. Teve o apoio da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar, Restaurante Casa da Praia Home, César Restaurante, Meu Copo Eco, O Alquimista Burger, Oliva Forneria e Restaurante Rancho da Ana.

Mais informações com a Secretaria de Turismo pelo e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br, pelo telefone (47) 3393-7320 ou ainda pelo WhatsApp (47) 99675-9800.





























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