Poder público e trade apontaram sugestões e possíveis melhorias em diversos setores
Durante os dias 23 a 26 de abril Bombinhas se concentrou em buscar
soluções para fortalecer o turismo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de
Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, em parceria com o Conselho Municipal
de Turismo – Comtur e o Sebrae Santa Catarina realizou a Semana Municipal de
Turismo. O objetivo é reunir membros da comunidade, sociedade civil organizada,
trade e poder público para propor ações conjuntas que possam melhorar a
infraestrutura da cidade e as ações voltadas ao turismo. Mais de 100 pessoas participaram
dos debates.
A Semana começou com a apresentação do balanço da temporada 2018-2019.
Participaram Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Celesc, Águas de Bombinhas, e
as concessionários responsáveis pela limpeza urbana e coleta de lixo, Say
Muller e Engemar. Além disso, foram apresentados os dados referentes aos
serviços prestados pela Prefeitura nas áreas de saneamento, Taxa de Preservação
Ambiental – TPA, meio ambiente, saúde, ouvidoria, fiscalização, eventos e
turismo. A Setur apresentou alguns dos dados da Pesquisa de Demanda Turística.
Na quarta e quinta-feira aconteceram os seminários. Divididos por
temas, TPA, saneamento, mobilidade e infraestrutura urbana, desenvolvimento e
cenário econômico e marketing de destino e comunicação. Nesta etapa, com a
moderação de um consultor do Sebrae, houve a contextualização das temáticas, o
levantamento das problemáticas, debate e proposição de soluções. Após as
discussões em grupos, as propostas foram apresentadas para todos os
participantes. O seminário de cenário econômico contou com a participação de
Laís Grecco, gerente do Sicredi e especialista em economia. Já o debate sobre comunicação
teve a contribuição da coordenadora de marketing do Fazzenda Park Hotel, de
Gaspar, Mayara Testoni e da consultoria em turismo do Sebrae, Luciana Thomé.
No último dia, sexta-feira, cinco casos de sucesso em diversos setores
do turismo, com experiências inspiradoras de empresários e outros destinos
turísticos foram apresentadas. Bonito/MS foi exemplo de integração do trabalho
do poder público e privado na gestão turística através da participação do empresário
Claytin Castilho, presidente do Fórum de Turismo de Bonito Serra da Bodoquena. O
associativismo responsável pela maior festa de Páscoa do Brasil, a Osterfest de
Pomerode, foi apresentado pelo presidente da Associação Visite Pomerode – AVIP,
Ivan Blumenschein. Exemplos de destinos como Gramado, Tiradentes e Pomerode
foram apresentados pela consultora de turismo, Luciana Thomé. Dois cases locais
também estiveram na programação: o primeiro restaurante lixo zero da Costa
Esmeralda, O Alquimista Burger com o sócio Diego Eldo dos Santos; e a Pousada
dos Ingleses, que minimizou a crise com a melhoria contínua do empreendimento, apontada
pelo sócio David Swan.
Para finalizar, foram apresentadas todas as propostas levantadas
durante todo o evento e discutido o que a iniciativa privada pode fazer para
auxiliar nos quesitos marketing de destino e desenvolvimento econômico. Todas
as sugestões e propostas devem compor um termo de compromisso, um pacto para o
turismo de Bombinhas. A compilação das mesmas será feita pelo Sebrae e pela
Secretaria de Turismo e disponibilizada para toda a comunidade. Uma das primeiras
ações conjuntas definidas durante a semana é a criação de grupo de empresários dispostos
a contratar profissionais capacitadas para elaborar um Plano de Marketing de
Destino e uma marca turística para Bombinhas.
Balanço da Temporada
Entre os assuntos do balanço, destacou-se a diminuição de 20% no fluxo
de turistas com relação à temporada anterior, bem como no tempo de permanência/estadia,
que era de 11 dias e passou para 9. A
pesquisa também apontou um aumento na hospedagem em pousadas e redução de
estadia em casa de amigos e parentes, além do grande volume de aluguéis de
verão (54,79%). O gasto médio por grupo também diminui em cerca de R$228 da
temporada anterior para esta. A Pesquisa de Demanda Turística foi aplicada de
23 de Dezembro de 2018 a 20 de Março de 2019 com 459 entrevistados. Os
resultados completos estão à disposição para download no link https://drive.google.com/open?id=1ZvzujBrI-skvKR39URM3Q0F205UQBFX6.
A pesquisa também aponta que mais de 72% dos turistas aprovam a
cobrança da TPA. Sobre a Taxa, o prefeito Paulo Henrique Dalago Muller
apresentou os números e as informações detalhadas sobre os investimentos. Foi
apontada que mais da metade das tarifas geradas ainda não foram pagas. Além de apresentar
os números de aplicação dos recursos, como limpeza de praias, manutenção de
trilhas, entre outros, também foi informado a diminuição de 22% no repasse à concessionária
TD e a estrutura administrativa e de sistema.
A Celesc também apresentou os dados informando que a maior parte dos
casos de falta de energia durante a temporada foi ocasionada por sobrecarga no
sistema. Segundo o gerente regional, Pedro Paulo Molleri, em Bombinhas houve um
aumento de 26% no consumo de energia. A Águas de Bombinhas também apresentou os
dados dos rompimentos de rede que ocasionaram falta de abastecimento pontuais
em alguns dias, principalmente entre 3 e 5 de Janeiro. Segundo dados da
empresa, foi registrada uma redução de 80% nas ocorrências de falta de água com
relação ao ano anterior.
Corpo de Bombeiros apresentou dados sobre orientações, arrastamentos, óbitos
e outras ações da corporação, entre elas o Projeto Golfinho, que formou 90
crianças na cidade e os 30 atendimentos com a cadeira anfíbia, adquirida pela
Setur e, por meio de parceria, operada pelos Guarda Vidas. A Polícia Civil
apontou que furtos à residências ainda representam o maior número de
ocorrências, porém houve diminuição em casos de roubo.
A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB apresentou a parceria com o Instituto Anjos do
Mar, através de convênio com recursos da TPA, para realizar a fiscalização e
monitoramento de áreas marinhas e promover a preservação da vida de animais
como tartarugas, além de capacitações e projeto de educação ambiental. Também
apresentou que foram atendidas 72 denúncias e promovidos 18 resgates de animais.
A FAMAB ainda apontou as ações de educação ambiental, do Bandeira Azul, do
Programa de Voluntariado em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação
da Biodiversidade – ICMBio, entre outros.
A Operação Língua Negra lacrou mais de 80 saídas de esgoto
clandestinas e irregulares, além de intimar, notificar, multar e interditar
infratores. A Saúde promoveu mais de 18 mil atendimentos de urgência e
emergência. Já a fiscalização de praia efetuou mais de 290 termos de apreensão,
63 intimações e 12 termos circunstanciados. Todas as apresentações estão à
disposição para download no link https://drive.google.com/open?id=10cJfu1otxqiGjjOD_51JU4Ew6nSvcPOp.
A Semana Municipal de Turismo de Bombinhas foi realizada pela
Prefeitura, por meio da Setur, em parceria com o Comtur e Sebrae. Teve o apoio
da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, Consórcio Intermunicipal de
Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar, Restaurante Casa da Praia Home,
César Restaurante, Meu Copo Eco, O Alquimista Burger, Oliva Forneria e
Restaurante Rancho da Ana.
Mais informações com a Secretaria de Turismo pelo e-mail
turismo@bombinhas.sc.gov.br, pelo telefone (47) 3393-7320 ou ainda pelo
WhatsApp (47) 99675-9800.
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