Objetivo foi sensibilizar a respeito do patrimônio cultural e abordar suas potencialidades para se tornar um atrativo turístico
Como parte da campanha Pesca da Tainha é Patrimônio, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur realizou a capacitação do Programa Descobrindo Bombinhas - edição especial Pesca Artesanal da Tainha. A capacitação contou com 57 participantes ao todo e foi realizada em formato híbrido, com aula teórica on-line e visita técnica aos ranchos e portos de pesca.
Esta edição teve o objetivo de capacitar o trade e a comunidade sobre os aspectos da Pesca Artesanal da Tainha, a fim de sensibilizar a respeito do patrimônio cultural e abordar suas potencialidades para se tornar um atrativo turístico.
Foram realizadas duas turmas. Na aula teórica, que aconteceu nos dias 18 de maio e 09 de junho, foram abordadas questões históricas, características da tainha, informações da pesca, como as canoas de um pau só, apetrechos e funções, conhecimento referente às legislações de amparo, além dos desafios e potencialidades.
Para complementar o conteúdo, os alunos foram divididos em cinco grupos menores e tiveram a oportunidade de conhecer os ranchos e portos de pesca, apetrechos utilizados no ofício, as canoas de um pau só, além de conversar com os camaradas e patrões do Rancho do Kenko e do Rancho da Barra.
Sobre o Descobrindo Bombinhas
O Programa “Descobrindo Bombinhas – desenvolvendo receptivo de qualidade aos turistas e visitantes” existe desde 2013 e tem como principal objetivo capacitar pessoas que trabalham no comércio, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas e a comunidade local sobre a história, cultura e atrativos turísticos de Bombinhas. Em oito anos, o programa capacitou mais de mil pessoas. Em 2014, o case Descobrindo Bombinhas ganhou o prêmio Top Turismo, promovido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing de Santa Catarina – ADVB/SC.
As turmas regulares de 2021 iniciam no mês julho e estão previstas seis edição até dezembro. Em virtude da pandemia, será mantido o formato híbrido, com aula teórica on-line e visita técnica presencial.
Comentários
Postar um comentário