Município se destaca no país e pode figurar entre os que têm o maior número de praias premiadas na temporada 2025/2026
Bombinhas deu um importante passo rumo ao reconhecimento internacional em turismo sustentável. Cinco praias do município foram pré-aprovadas pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul Brasil e avançam para a etapa internacional da temporada 2025/2026.
As praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas estão entre as candidatas à renovação da certificação, que já ostentam há seis temporadas consecutivas. As novidades deste ano são a Prainha de Mariscal e a Praia da Tainha, incluídas pela primeira vez entre os destinos recomendados.
A decisão segue agora para análise do Júri Internacional, e o resultado final será divulgado em outubro, com data e local ainda a serem definidos. Reconhecida mundialmente, a premiação Bandeira Azul é concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a 38 critérios ambientais, sociais e de infraestrutura, incluindo qualidade da água, segurança, acessibilidade, educação ambiental e gestão sustentável.
Para o vice-prefeito e secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, José Antônio Olímpia, as praias premiadas já são referência no cenário turístico nacional e internacional, atraindo um público mais consciente e comprometido. “O aumento no número de praias com a Bandeira Azul reforça o compromisso coletivo com o uso responsável do litoral. Cada um — poder público, moradores, empresários e turistas — exerce um papel fundamental para garantir a gestão sustentável, a segurança e a qualidade dos serviços e experiências oferecidas”, afirma.
A coordenadora nacional do Programa, Leana Bernardi, também ressalta a importância de Bombinhas como exemplo para outros destinos brasileiros. “O trabalho desenvolvido pelo município ao longo dos anos demonstra o comprometimento da equipe técnica com a gestão ambiental e o turismo sustentável. A aprovação de cinco praias é um marco não apenas para Bombinhas, mas para todo o programa Bandeira Azul”, destaca.
O Júri Nacional é composto por representantes do Ministério do Turismo, Ministério do Meio Ambiente, Embratur, Instituto Ambientes em Rede, SPU, SOBRASA, ACATMAR, ABEMA, Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro e Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR).
Reconhecida como um dos destinos mais sustentáveis do país, Bombinhas reforça seu compromisso com a qualidade e responsabilidade ambiental ao avançar nesta seleta lista de candidaturas internacionais. Mais informações em: https://bandeiraazul.org.br.
Comentários
Postar um comentário