Pular para o conteúdo principal

BOMBINHAS CONQUISTA RECONHECIMENTO NACIONAL NO PROGRAMA TURISMO FUTURO BRASIL E SE DESTACA COMO REFERÊNCIA EM DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE

Município participou do evento de culminância em São Luís (MA) e recebeu certificação por desempenho no programa que transforma a gestão turística brasileira


Bombinhas consolidou sua posição como referência nacional em inovação e sustentabilidade turística ao participar do evento de culminância do Programa Turismo Futuro Brasil, realizado nos dias 1º e 2 de dezembro de 2025, em São Luís (MA). O município esteve entre os 12 destinos selecionados nacionalmente para a jornada de implantação das bases necessárias à transformação em Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), iniciativa promovida pelo BID e pelo Sebrae Nacional.

Desde 2023, quando foi admitida via edital, Bombinhas desenvolveu ações estratégicas de modernização da gestão turística. O destaque da jornada em 2025 foi o Projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC) da Baía de Zimbros, que envolveu oficinas, cocriação comunitária e estruturação de novos produtos turísticos, com lançamento oficial em 27 de novembro.

Durante o evento em São Luís, Bombinhas apresentou sua trajetória na metodologia DTI, compartilhando avanços em governança, inovação, inteligência turística, sustentabilidade e segurança. O município recebeu certificado de participação e desempenho, figurando entre os destinos com melhor evolução no programa. A delegação contou com a participação de Keli Benvegnú, turismóloga da Setur, Lauriana Carvalho, agente de desenvolvimento, e de Valdirena Riva Argenta, gestora de Projetos de Turismo da Regional Foz do Sebrae/SC.

"Participar do Programa Turismo Futuro Brasil é um marco para Bombinhas. Estamos construindo um modelo de gestão turística baseado em dados, tecnologia, sustentabilidade e envolvimento comunitário. Este reconhecimento nacional demonstra que estamos transformando Bombinhas em um destino inteligente e preparado para o futuro, sendo referência não apenas pelas nossas 39 praias paradisíacas e cinco selos Bandeira Azul, mas também pela excelência na gestão turística", afirma Carlos Eduardo Boaventura, secretário de turismo e desenvolvimento econômico.

Bombinhas segue integrada à Rede Nacional de Destinos Turísticos Inteligentes e seguirá desenvolvendo ações em todas as áreas da metodologia, preparando-se para buscar a certificação DTI assim que estiver disponível no Brasil.






Comentários